quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Até onde a humanidade é melhor que um cachorro?

    Boa tarde caros leitores. Refletindo muito? Que bom. A vida é feita de reflexões... Todos nós, um dia, paramos para pensar no que estamos fazendo.
    Hoje eu vim discutir sobre um assunto que muito me perturba: "Até onde a humanidade é melhor que um cachorro?" Como podemos dizer que o ser humano é melhor que o animal? Quem julgou isso?
    Alguém por acaso já parou para pensar que somos iguais? E que os dois únicos fatores que nos separa dos cães são a capacidade de chorar quando estamos com dor e saudade e o fato de poder aprender a falar várias línguas...
    Quem foi que disse que os animais não pensam? Não raciocinam? Esse pensamento é o mais errado que podemos ter. Eles pensam sim, e muito. Eles pensam em suas estratégias de caça, eles pensam quando não contrariam o líder, eles assimilam coisas, eles sabem quando vai fazer frio, sabem o que devem fazer para guardar a comida, eles pensam...
    Segundo o dicionário, pensar é:
v.t. e v.i. Processo pelo qual a consciência apreende em um conteúdo determinado objeto; refletir; formar, combinar idéias.
Meditar, raciocinar.
Supor, cuidar, imaginar.
Cogitar, planejar.
    Se o que nos diferencia dos cães é o ato de pensar, eles não seriam melhores do que nós. Se pararmos para pensar, quantas pessoas em um universo de 6 bilhões, pensam? Quantas dessas pessoas realmente tem opiniões formadas, sabem cuidar, cogitar e planejar? Poucas, não?
    Agora, parem para pensar: quantos cães no universo deles, pensam? Todos, não? Eles precisam pensar para sobreviver. Eles já nascem pensando. Eles precisam saber o que fazer para não morrer de fome. Já nós, nascemos indefesos e dependentes, sem saber formular ideias, nem agir.
    Se a humanidade fosse melhor que um cachorro, no mínimo, não faríamos com a "nossa casa", com o nosso planeta, o que fazemos, porque os cães não poluem, não destroem, não matam sem justificativa, e não deixam o seu bando com fome...
    Então, parem para pensar... Reflitam... Até onde a humanidade é melhor que um cachorro? Deixo vocês por aqui! Beijo =*



6 comentários:

  1. Acredito,que somos os verdadeiros fantoches,que são observados pelos animais,nós sempre vamos ser vistos como um ser que sempre deverá aprender mais,se vc olhar um leão ou um lobo sempre te olhará com superioridade;acho que os animais são os verdadeiros donos da intelectualidade.
    Bjs,Clara.

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o que você disse, isso me lembra o filme: "Guia dos mochileiro das Gálaxias" onde os golfinhos vão embora do mundo, eles tentaram avisar os humanos que o mundo ia ser destruido, mas os humanos acharam que os truques que eles faziam era por serem "engraçados" e "fofos".
    E a partir desse filme comecei a me perguntar: "será que os golfinhos na verdade gostam de nos zoar ao fazer esses truques, ou seguindo barcos, será que eles querem passar uma mensagem?"
    Resta isso para nós pensarmos.

    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir
  3. ACho que a humanidade deveria aprender com os animais considerados "irracionais" algumas coisas!
    Matamos a nós mesmos e nos consideramos "racionais"
    Bom Post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Boa reflexão!!
    Coisas assim nos fazem pensar...
    Será que somos os seres mais inteligentes?
    Dificilmente pois erramos muito em nossas escolhas...

    ResponderExcluir
  5. "Quanto mais conheço os homens, mais gosto do meu cachorro."

    ResponderExcluir
  6. Acho que por sermos "mais inteligentes"(não significa melhores)temos a responsabilidade de preservar a vida e natureza da qual fazemos parte.

    "Com grandes poderes se vem grandes responsabilidades" rsrs

    ResponderExcluir